Inveja boa não existe

VPR Caçador | 20:20 | 0 comentários



Acompanhar o que os outros estão fazendo, de perto ou de longe – por meio das redes sociais, por exemplo – pode ser um bom exercício de convivência e estímulo, ou tornar-se um grande inimigo da satisfação pessoal.

Quando o indivíduo acredita que há pessoas mais felizes, bem-sucedidas e capazes do que si mesmo e passa a se sentir frustrado, por querer estar no lugar do outro, ele está sendo invejoso.

inveja é uma forma de alienação. A pessoa não mais se enxerga, muitas vezes porque está fugindo de algo, ou porque está triste e se sentindo sozinha. Então, perde as oportunidades que vão aparecendo em sua vida e começa a viver de realizações alheias, como se estivesse acompanhando uma novela da qual também fosse possível participar.

“A inveja se caracteriza por um comportamento de cobiçaà vida alheia. Enquanto a pessoa se dedica a observar o que os outros fazem e o que produzem, o tempo passa e ela deixa de agir. Portanto, situações positivas que poderiam ocorrer em suas próprias vidas passam despercebidas”, afirma a psicóloga Nathalí Di Martino Sabino, do Núcleo de Análises Comportamentais de Campinas (Nacc).

Bom exemplo

Não existe inveja má e inveja boa. O que existe em contraponto à inveja é a emulação, um sentimento que leva alguém a tentar igualar-se ou superar o outro, mas com competência e brio, sem necessariamente ter que se anular ou invejar.

Pessoas felizes e que obtiveram sucesso na vida devem sim servir de exemplo, admiração e estímulo. Pratique seu olhar de admiração. Para isso, antes de enxergar no outro qualquer indício de sucesso e felicidade, perceba as suas próprias qualidades e habilidades, e como elas podem contribuir com a realização dos seus objetivos.

“É importante sempre recorrer ao exercício de autoconhecimento. Desse modo, a pessoa entenderá o porquê de sua vida se encontrar de determinada maneira. Assim, será possível agir em prol de uma melhoria significativa de qualidade de vida e buscar a realização de sonhos”, diz a psicóloga Josiane Lourenço, também do Nacc.

Às vezes, o caminho que vamos traçar pode não parecer tão fácil e feliz quanto o do outro, mas quem confia, sabe que qualquer desafio que aparece pela frente pode ser vencido com sabedoria.

“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.” Provérbios 14:30   

 Fonte: Arca Universal

Category: ,

Postados por VPR Caçador - A Voz da FJU:

0 comentários