Saiba como é calculada a nota do ENEM
Após responderem a 90 questões em dois dias de prova, mais de 5,7 milhões de estudantes em todo o País aguardam ansiosamente o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O método de correção utilizado no exame é o TRI (Teoria da Resposta ao Item), que avalia não é apenas o número de questões certas, mas também a coerência e dificuldade de cada uma delas. Para entender melhor como define a pontuação final do exame, o R7 conversou com o diretor pedagógico do sistema COC, Zelci Clasen. Ele explica que há uma medição na metodologia de correção que não prejudica a pontuação dos alunos.
— A TRI supõe que um aluno que acerte as questões mais difíceis deva acertar também as mais fáceis; se o candidato acertou as mais difíceis sem ter acertado outras mais fáceis, essa característica pode ser considerada como um ‘acerto no chute’. Já questões não respondidas são consideradas erradas e os acertos ao acaso, ou no ‘chute’, geram nota maior que o simples erro.
Para ajudar os candidatos e dar transparência à metodologia do Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) trabalha na construção de um aplicativo que poderá calcular a pontuação obtida no exame
Fonte: Portal R7
Category: Espaço Jovem
0 comentários